terça-feira, 22 de novembro de 2011

Livre Interpretação para Nighthawks de Edward Hopper [1942]


Estava um vento gélido lá fora, aqui dentro no café a calefação fazia seu serviço, Eu misturava algumas gotas de whisky no café quente e confortador, Era uma Nova York escura e fria de 1957, estou na 7 sul com a 11 oeste, na radio toca Summertime na voz de Ella Fitzgerald e Louis "Satchmo" Armstrong , As pessoas passavam acompanhados, ou só com sacos de compras ou guarda chuvas negros, a mulher ao meu lado fumava um cigarro enquanto parecia tomar um gin com vodka à inglesa enquanto um cara mudo ao seu lado olhava o vazio, Queria falar algo com essa garota porém sentia-me muito fraco para falar alguma coisa com ela, medo, angustia ou melancolia. Estávamos próximos do grande ano de 1958, o presidente é o pálido General Eisenhower, Carmen Basilio vence Sugar Ray depois de 15 rounds da mais pura arte do pugilismo, o livro nas prateleiras de todo país é o Doctor Zhivago de Boris Pasternak com todo seu terror vermelho, e a mulher mais desejada do ano é a graciosa boneca Audrey Hepburn.  A garçonete, Miss Daisy olha pra min com certa pena “Você precisa sair dessa Albert, já fazem mais de 3 meses, você vai arrumar outra garota a sua altura, vou lhe por mais uma xícaras de café, mais tente não misturar esta com whisky ou seja lá que esteja tomando”. Olho para ela e dou um sorriso amigo, faço que sim com a cabeça, aceito mais um pouco, depois disso vou embora, para meu frio apartamento, para meus livros, meus estudos, os problemas, com meu coração partido, na esperança que um dia possa amar outra mulher e morar em um lugar mais ensolarado, onde o presidente seja um bom católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário